Created on:

Etapas Do Processo De Cidadania Italiana Via Judicial

Muitas pessoas que querem ter a cidadania italiana desistem desse procedimento por achá-lo muito demorado, mas isso pode ser mudado ao conhecer as etapas do processo de cidadania italiana via judicial.

Neste texto, explicaremos quais as vantagens de investir neste caminho, quais as principais etapas envolvidas e as possíveis consequências de iniciá-lo sem uma orientação profissional especializada.

Quais as vantagens da cidadania italiana via judicial?

Se você tem vontade de ter a sua cidadania italiana, mas acha esse processo complexo ou ainda não tem certeza se esse procedimento pode ser vantajoso para você, veja abaixo alguns benefícios de tentar esse trâmite por via judicial.

É mais rápido

Uma das principais queixas de quem tenta a cidadania italiana é a longa espera nos consulados, que pode chegar a mais de uma década por conta da alta demanda. Tentar pela via judicial acaba sendo um pouco mais rápido, com prazos que variam de 2 a 4 anos.

Não é necessário morar na Itália

Outra grande vantagem é que não é necessário morar na Itália para dar entrada na cidadania. Esse fator é especialmente útil para pessoas que não têm condições de se mudar para o país temporariamente.

Além disso, existe também a possibilidade de incluir outros familiares no mesmo processo, o que reduz custos e facilita a sua obtenção para toda a família.

Ter erros nos documentos não é um impeditivo

O processo judicial de cidadania também não é tão rigoroso. Assim, caso ache algum problema na sua documentação, como erros no nome ou sobrenome italiano em certidões ou documentos antigos, o tribunal pode, mesmo assim, reconhecer o direito com essas pequenas inconsistências, desde que não afetem a sua linha de descendência.

Oferece os diversos benefícios da cidadania italiana

E, claro, não podemos deixar de falar sobre os diversos benefícios que a cidadania italiana oferece, como direito de residir, trabalhar e estudar em qualquer país da União Europeia, além do acesso a um sistema de saúde educação de alta qualidade, bem como a possibilidade de transmiti-la para os seus descendentes.

Quais são as etapas do processo de cidadania italiana via judicial?

Para conseguir a sua tão sonhada cidadania italiana via judicial é preciso passar por um processo dividido em algumas etapas, sendo importante cumpri-las de maneira rigorosa para que você tenha mais chances de ter uma sentença favorável. 

Veja a seguir quais são as etapas do processo de cidadania italiana via judicial:

Montagem da árvore genealógica

O primeiro passo é a montagem da sua árvore genealógica. Aqui, você deve identificar e documentar corretamente todos os seus antepassados italianos, desde você até o seu ancestral mais distante.

Reunião de documentos

Em seguida, é necessário reunir toda a documentação exigida que comprove sua ascendência italiana, como certidões de nascimento, casamento e óbito dos seus antepassados italianos, além dos seus próprios registros.

Caso existam discrepâncias ou erros na documentação, como nomes incorretos ou datas divergentes, é preciso solicitar a sua retificação junto aos órgãos competentes.

Análise jurídica

Com toda a documentação reunida e devidamente retificada, um advogado especializado em cidadania italiana analisará toda a sua documentação para verificar a viabilidade do processo e identificar os melhores argumentos legais a serem utilizados para que você consiga êxito.

Acompanhamento do processo

Após a elaboração do protocolo, o processo é acompanhado por etapas, que podem envolver audiências ou solicitações adicionais de documentos. Seu advogado ou a empresa responsável pelo seu procedimento de cidadania irá te auxiliar nesse processo, não se preocupe!

Finalização

Caso a conclusão do processo seja favorável, você já poderá solicitar a emissão do passaporte da Itália (que deve ser requisitado por você como um trâmite à parte), permitindo que você possa viver, trabalhar e estudar por lá ou até mesmo em outros países da União Europeia.

Quanto tempo demora o processo de cidadania italiana via judicial?

Apesar das etapas do processo de cidadania italiana via judicial serem mais rápidas do que a administrativa, ainda necessita de um pouco de paciência. Como falamos no tópico anterior, o tempo total para a conclusão de um procedimento de cidadania nesses moldes varia de 2 a 4 anos, a depender de diversos fatores.

Por exemplo: só a preparação para o trâmite pode levar alguns meses, já que inclui diversas atividades como a coleta e retificação de documentos, que pode ser mais ou menos demorado conforme a complexidade do seu caso e da rapidez dos órgãos brasileiros e italianos responsáveis pela emissão e correção das certidões.

Como saber se minha cidadania italiana foi aprovada

Com certeza um dos momentos mais angustiantes na hora de pedir a sua cidadania italiana é a espera para saber se a sua solicitação foi aprovada ou não. Pensando em diminuir um pouco a sua ansiedade, a R2 Cidadania oferece um aplicativo da justiça do país em que você pode verificar em tempo real o andamento do seu processo.

Além disso, buscamos manter os nossos clientes sempre informados sobre cada avanço do processo, os notificando sobre a fase em que o processo se encontra e sobre qualquer solicitação adicional do tribunal, bem como, claro, da confirmação de que a sua cidadania foi aprovada.

Assim que a sentença favorável for expedida, você será informado imediatamente e receberá as orientações necessárias para o próximo passo, como o registro junto ao comune italiano.

Com a R2 Cidadania, você tem tranquilidade de saber que está sendo acompanhado de perto em cada fase do processo, tendo atualizações regulares e acesso fácil a informações importantes. Dessa forma, você sempre estará informado e pode se preparar adequadamente para os próximos passos após a aprovação da sua cidadania.

Quais os problemas em fazer o processo da cidadania italiana sozinho?

Muitas pessoas acreditam que o investimento em profissionais para auxiliar no processo de obtenção da cidadania italiana é muito alto e optam por entrar com o procedimento sozinhos. Entretanto, essa é uma situação em que o barato pode sair caro!

O primeiro ponto a se considerar é que a coleta e retificação de documentos é um processo complexo: é comum que se tenha inconsistências nas certidões, como nomes ou datas incorretas, que precisam ser corrigidos para evitar a rejeição do seu pedido.

Outro problema é a necessidade de ter conhecimento sobre as leis italianas que mudam com frequência e podem afetar o andamento do seu processo. Por exemplo: é preciso saber, no seu caso específico, qual a melhor via para seguir para evitar anos de uma espera desnecessária.

Assim, entendendo como funcionam as etapas do processo de cidadania italiana via judicial, quais as vantagens de investir nessa via e as problemáticas de realizar o trâmite sem uma devida orientação profissional, você percebeu a importância de contar com especialistas para garantir um procedimento mais rápido e com maiores chances de sucesso.

Entre em contato com a R2 Cidadania e saiba como podemos te ajudar, de maneira profissional e transparente, a alcançar o seu sonho de obter a cidadania italiana!

Entre em Contato

Subscribe

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form