Têm direito à cidadania italiana via paterna os filhos, netos, bisnetos, e assim por diante, de cidadãos italianos homens sem qualquer tipo de restrição.
De acordo com a legislação italiana, os consulados italianos no Brasil tem obrigação pegal de reconhecer a cidadania italiana aos descendentes no prazo de até 730 dias, mas isso não acontece devido as enormes filas de espera. Essa demora dependendo do consulado gira em torno de 12 anos.
Dessa forma é possível requerer o reconhecimento da cidadania italiana através de uma ação nos tribunais competentes, chamada de ação CONTRA FILA.
A R2 Cidadania realiza o acompanhamento do seu processo do início ao fim, com serviço especializado no que diz respeito a processos de reconhecimento da cidadania por meio dos tribunais italianos competentes.
Nossa equipe perfeitamente capacitada para te auxiliar em todos os passos do seu processo, ajudamos com toda a sua documentação no Brasil e a enviamos para nossa filial na Itália.
Nosso Jurídico extremamente competentes e com larga experiência nesse tipo de ação irá elaborar e depositar a sua ação nos tribunais competentes e proceder com seu pedido de reconhecimento de Cidadania Italiana Via Paterna.
A R2 Cidadania no intuito de organizar melhor o processo, faz a divisão por etapas
1ª Etapa: Montagem da Pasta
A Etapa de montagem de documentos é uma etapa primordial e obrigatória no processo de reconhecimento da cidadania italiana. A nossa equipe está totalmente preparada pra atender os clientes nessa etapa com dedicação, seriedade, tecnologia e de uma forma Humanizada.
Faremos o recolhimento das documentações para a organização e revisão de forma minuciosa os dados, certidões e documentos enviados pelo cliente. Caso haja necessidade faremos os apontamentos e apresentaremos ao cliente os dados analisados e as correções das certidões incorretas que forem necessárias.
Uma vez revisado os documentos e não sendo encontrado mais nenhum problema, é desenhado um fluxo pata aquele processo específico de forma EXCLUSIVA. Começaremos a emissão das certidões Italianas, brasileiras, traduções e apostilamentos de TODOS os documentos pertinentes àquele processo
Após essa etapa de emissões, traduções e apostilamentos o processo passa novamente por uma nova análise interna criteriosa, para que não haja nenhum erro ou que falte algum documento ou informação a ser anexado ao dossiê.
Com esses passos concluídos, a pasta estará pronta e apta para ser enviada à Itália.
2ª Etapa – Preparação do processo e distribuição no tribunal competente italiano
Em posse desses documentos, nosso jurídico na Itália fará uma nova análise documental e em seguida fará a distribuição do processo no tribunal competente
Nessa etapa o nosso jurídico fará a fundamentação dentro do processo para a apresentação dos documentos devidamente retificados, traduzidos e apostilados, o que materializa seu pedido de maneira clara e verídica, sem deixar margens para improcedências.
Após essa distribuição da ação, os tribunais geram uma numeração do processo. Com essa numeração o cliente poderá acompanhar o processo através de um aplicativo chamado “Giustizia Italiana”.
Após um certo período o(a) Juiz(a) que analisará o processo fará a designação da data e hora da audiência com a sentença favorável proferida, e após esse dado da sentença é necessário aguardar o trânsito em julgado no formato "Cartaceo".
Com a junção destes documentos, são solicitadas as transcrições das certidões de nascimento, casamento e nascimento dos menores para o comune onde nasceu o seu antenato italiano.
Em alguns meses as transcrições das certidões são finalizadas e a R2 Cidadania envia para que o cliente possa obter seu passaporte no consulado italiano mais próximo.
A partir do momento de ingresso da ação nos tribunais italianos, o tempo médio de Reconhecimento da Cidadania Italiana por Via Paterna é de 1 ano e meio a 2 anos.
De fato, é uma das perguntas mais elaboradas pelos interessados no reconhecimento de cidadania, no entanto é necessário saber que cada processo é exclusivo, cada família tem um número de pessoas na linha ascendente, etc.
Isso influencia e muito na elaboração das propostas aos nossos clientes. Então antes de responder ao cliente o “quanto custa o processo...”, entendemos que o cliente deve receber uma proposta justa e de acordo com o seu cenário familiar. Para isso uma etapa anterior não pode ser “pulada”, a etapa de levantamento de informações.
Quais documentos (certidões ou documentos antigos), já encontrou? Quais não encontrou?
Entendemos que no processo de reconhecimento de cidadania é MUITO importante a participação ativa da família, principalmente dos requerentes, pois isso torna o processo mais dinâmico e mais rápido de ser concluído.
Então uma dica:
Primeiramente monte uma arvore genealógica da Família (Partindo do Italiano até chegar nos requerentes), algo simples mesmo, não precisa ser nada profissional.
Isso já ajuda e muito na visualização e organização das informações
Veja um exemplo abaixo de como montar a sua árvore:
Em relação ao Processo Judicial na Itália, podemos colocar dentro da mesma ação até 25 requerentes sendo da mesma linha ascendente. É interessante um maior número de pessoas, pois os custos são diluídos dentro do processo. Como o incremento das pessoas não funciona de forma multiplicativa, se torna ainda mais interessante um número maior de requerentes.
Existem 3 possibilidades de reconhecimento no seu caso:
1ª Opção - Via Consulado competente de sua região;
2ª Opção - Via Itália ( Ir até a Itália ) - Não fazemos essa opção
3ª Opção - Ação Judicial - Contra Fila
1ª - Fará a inscrição na Fila do Consulado e a chamada para o reconhecimento gira em torno de 12 anos de espera
2º - Coleta todos os documentos necessário, vai até a Itália e tem que ficar de 90 a 120 dias, pagar passagens, alugar residência, alimentação, translado, aguardar o vigile urbano da comune fazer a conferencia se você realmente está lá e "mora lá" e só assim poderá ter o reconhecimento. ( Nós fazemos apenas a parte documental desse passo )
3ª Opção - Entrar com ação judicial na Itália, pois os consulados Brasileiros tem até 730 dias para reconhecer a cidadania de um descendente, no entanto não é feito ( vide prazo da 1ª Opção ), e com essa ação as chances de sucesso são enormes e melhor de tudo, tudo de forma legal.
Tudo é tratado de forma remota com o nosso escritório jurídico na Itália. Além do que nessa ação é possível colocar até 25 requerentes da mesma família (sendo o mesmo antenato) na mesma ação.
Isso gera uma economia considerável na hora da proposta e da ação propriamente dita !
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla
Inscreva-se e receba periodicamente informações sobre Cidadania Italiana