Created on:

Como Tirar Cidadania Italiana: Passo A Passo Para Reconhecer

Seja para moradia, trabalho ou estudos, poder visitar a Itália a qualquer momento é uma ótima forma de enriquecer suas experiências de vida. Não só como turista, mas como um residente permanente, com todos os direitos envolvidos, inclusive para quem gostaria de morar fora. 

Para isso, é importante conquistar sua cidadania no país, mas você precisa entender se tem esse direito ou não. Então, como tirar a cidadania italiana?

Acredite ou não, a chance de você ter direito à dupla cidadania italiana é bem maior do que você imagina. Se você conhecer os principais métodos disponíveis, pode dar entrada no seu pedido e ter boas chances de ser aprovado.

Mas esse processo pode ficar menos complicado contando com uma consultoria especializada no assunto, como a R2 Cidadania, que atua nesse processo de forma mais fácil, prática e sem erros para você. 

Acompanhe o artigo e entenda como tirar cidadania italiana, o que é necessário e como podemos te ajudar.

O que é preciso para tirar a cidadania italiana?

O primeiro passo para ter acesso à dupla cidadania italiana é saber se você se qualifica em algum dos requisitos. Veja aqui os principais deles e como saber se você se encaixa:

Ter ascendência italiana

O método mais simples para conseguir dupla cidadania é ser descendente de alguém do país em questão. Ou seja, se você pode comprovar que tem ancestrais com cidadania italiana, então você também pode solicitar sua cidadania.

Para isso, é necessário comprovar sua árvore genealógica, ao menos até o ancestral de cidadania italiana, algo que pode ser bem difícil no caso de parentes mais distantes ou já falecidos. Quanto mais gerações de diferença, mais difícil é conseguir aprovação por esse método.

Se casar com cidadão italiano

Se você se casar com uma pessoa da Itália no Brasil e vocês continuarem juntos por tempo suficiente, então também é possível dar entrada na sua cidadania italiana. Porém, esse método não é tão fácil quanto parece.

Primeiramente, vocês precisam estar casados há pelo menos 3 anos. Se tiverem filhos, o prazo mínimo é de 1 ano e meio. Além disso, também precisa ter um certificado de proficiência em italiano nível B1.

Morar legalmente na Itália por alguns anos

Se você viajou para a Itália por razões de trabalho ou para estudar e conseguiu ficar lá por um período prolongado legalmente, então tem uma boa chance de tirar sua cidadania italiana. Uma boa ideia para estudantes de intercâmbio, por exemplo.

Considerando que você não tenha cidadania de outro país na União Europeia, o tempo mínimo de residência exigido é de 10 anos. Ou seja, você deve poder comprovar que morou legalmente no país, com residência fixa, por todo esse período.

Como tirar cidadania italiana?

O processo para tirar sua cidadania italiana pode ser um bem burocrático, mesmo com um bom planejamento. Por isso, é recomendado buscar ajuda especializada para dar conta desse processo. Algo que a R2 Cidadania está sempre pronta para oferecer.

Confira aqui os principais passos que estão envolvidos.

Coletar a documentação

Tudo começa com a coleta dos documentos necessários para comprovar sua cidadania. Pode ser a certidão de nascimento que comprova seu parentesco, comprovante de residência, certidão de casamento, entre muitos outros, dependendo do método. Muitos deles também podem estar em locais que você não espera, como paróquias locais.

Tradução e apostilamento da documentação

Para que os seus documentos sejam aceitos, eles precisam estar devidamente traduzidos para o italiano. Não só isso, a tradução precisa ser feita por um tradutor juramentado. Sem isso, nenhum dos documentos tem qualquer validade legal. Já o apostilamento é outro passo para fazer sua comprovação, com um selo anexado ao documento original.

Inscrição na fila consular

Como mencionamos, a solicitação da sua dupla cidadania italiana é um processo burocrático e pode demorar um bom tempo. Sendo assim, quanto antes entrar na fila, mais rápido terá sua resposta. Dependendo do método, você pode fazer sua solicitação em solo brasileiro, através do consulado, ou pode enviar a documentação já na Itália, caso seja por tempo de residência.

Reconhecimento via administrativa na Itália

Se você seguir a via administrativa, pode fazer a solicitação no consulado italiano do Brasil. O maior problema aqui é que essa é uma das filas mais demoradas, com processos que podem levar até 10 anos. Por outro lado, se conseguir fazer a solicitação diretamente da Itália, o tempo é bem mais curto. Porém, o custo de enviar a documentação é mais alto.

Cidadania por via jurídica

Agora, se você não quer esperar todo esse tempo, existe a via judicial. Se o processo ultrapassar 2 anos para ser resolvido, você pode contratar um advogado italiano para te representar judicialmente, ajudando a acelerar o trâmite e conseguir sua aprovação.

Tenha sua cidadania italiana com a R2 Cidadania

Saber como tirar cidadania italiana é só o primeiro passo. Conseguir colocar todo esse planejamento em prática é um desafio bem maior, ainda mais se você não tiver assistência. Com a ajuda da R2 Cidadania, você pode focar nos seus planos e deixar nós lidarmos com toda essa burocracia, sem dificuldades e nem complicações.

Quer encontrar a ajuda que precisa para tirar sua cidadania italiana? Então entre em contato com a R2 Cidadania e veja como podemos te auxiliar e acompanhar todo o processo para você!

Entre em Contato

Subscribe

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form