Ter dupla cidadania abre uma série de oportunidades, especialmente para países da União Europeia, como a Itália. Mas como saber se tenho direito à cidadania italiana?
O processo nem sempre é simples, mas existem várias possibilidades pelas quais você pode se tornar cidadão italiano, basta entender quais são os requisitos e descobrir se você atende a pelo menos um deles.
O primeiro passo nessa busca é entender quais são os requisitos pelos quais um cidadão de outro país pode ter direito à cidadania italiana. Confira aqui os principais deles:
O método mais comum para uma pessoa se tornar cidadã da Itália sem ter nascido lá é pelo casamento. Uma vez que você se casa com alguém que já é italiano, você pode dar entrada no pedido para conseguir a dupla cidadania.
A ideia aqui é bem simples: uma vez que vocês se casem, há sempre a possibilidade de irem morar juntos na Itália. E, para isso, os dois precisam ter a cidadania do mesmo país. É a mesma lógica que seria aplicada para conceder cidadania brasileira a uma pessoa estrangeira.
Outro motivo bastante comum para conceder dupla cidadania a uma pessoa é se ela comprova que é descendente de italianos. Ou seja, você tem pais, avós ou mesmo bisavós que nasceram em solo italiano e pode provar sua ligação sanguínea até eles.
Algumas pessoas acreditam que é possível conseguir cidadania italiana pelo sobrenome, mas não é o suficiente. Ter um sobrenome italiano indica que você pode ter ancestrais que vieram da Itália, mas isso não é o bastante para garantir sua dupla cidadania.
Seja para trabalhar ou estudar, muitos estrangeiros acabam passando um período prolongado na Itália. Se você residir no país legalmente por tempo suficiente, além de atender a outros requisitos, então existe a possibilidade de conseguir sua dupla cidadania.
Claro, para chegar a esse ponto, você precisa já ter passado por uma série de outros passos, seja conseguindo um emprego fixo no país ou residindo lá por tempo suficiente. Porém, se já passou todo esse tempo por lá, é um esforço bem menor conseguir a sua cidadania por tempo de residência.
Mas, então, considerando o método escolhido, você deve ainda se perguntar: ‘’como saber se tenho direito à cidadania italiana?’’. Existem algumas formas de identificar se você se qualifica. Veja a seguir os principais deles.
De forma geral, se você conseguiu se casar legalmente com uma pessoa italiana no Brasil, então já deu o primeiro passo. Porém, apesar de ser uma ideia simples, ela também envolve uma série de outras exigências.
Primeiro, caso vocês não tenham filhos, precisam estar casados por pelo menos 3 anos. Caso tenham, apenas um ano e meio. Isso antes mesmo de poder enviar a solicitação. Além disso, é necessário ter o certificado de proficiência em italiano nível B1. Em média, há uma espera de 18 meses entre a solicitação e uma resposta definitiva.
Se você está procurando a dupla cidadania italiana por descendência, então o método mais eficaz é comprovar sua árvore genealógica. Ou seja, você pode provar todas as suas ligações de parentesco até o seu ancestral italiano. E, claro, os órgãos da própria Itália devem ter como verificá-los.
Isso é mais fácil quando os parentes em questão são mais próximos, como pais ou avós. Se estiverem vivos, eles mesmos podem comparecer e ajudar na comprovação. Porém, se esses forem parentes mais antigos, então pode dar mais trabalho fazer essa comprovação.
Para conseguir sua cidadania por meio do tempo de residência, você precisa ter algum método que comprove que você tem moradia fixa na Itália por um tempo mínimo, que é um ponto que pode variar bastante, dependendo do seu contexto.
No caso de cidadãos da União Europeia, o tempo mínimo exigido é de 2 anos. Já para quem é de fora, como o Brasil, essa exigência é de, no mínimo, 10 anos. Se você puder comprovar a sua residência por esse período, então existe, sim, a possibilidade de oficializar sua cidadania.
Você deve estar pensando “já entendi como saber se tenho direito à cidadania italiana, mas como comprová-la?”.
Como visto, dependerá do método definido e se você cumprir os requisitos. Depois, o que irá atuar na comprovação é a coleta de documentos, como certidão de nascimento, pesquisa de genealogia, certidão de casamento, comprovantes de residência, etc.
Após os documentos reunidos, os passos, de forma simplificada, são:
Pode levar um tempo para comprovar o seu direito e ter seu pedido aprovado. Porém, se você se dedicar, logo vai ter acesso a esse direito.
Com um pouco de planejamento e empenho, você também consegue encontrar sua dupla cidadania italiana! Continue se informando a respeito pela R2 Cidadania, consultoria que oferece todo o suporte em todas as etapas para obter a sua cidadania italiana!