Created on:

O Que É O Aire E Como Funciona?

Se você já tem dupla cidadania italiana ou pensa em solicitar a sua, há alguns pontos que você precisa se atentar, principalmente na hora de manter seus registros em dia. Por exemplo, você sabe o que é o AIRE e como ele impacta sua cidadania?

Caso você ainda não o conheça, é importante se atentar o quanto antes. É algo que você precisa ter em mente e atualizar ao longo dos anos, para garantir que não haverá nenhum problema com seu registro.

Acompanhe e entenda melhor o que é o AIRE, qual é o seu propósito e o que você precisa fazer para mantê-lo em dia.

O que é o AIRE?

AIRE é a abreviação de Anagrafe dos Italianos Residentes no Exterior. Trata-se de um registro que inclui todos os dados de cidadãos italianos que moram fora da Itália. Ele se aplica não só aos cidadãos nascidos italianos, mas também a todos que possuem cidadania. Ou seja, se você é nascido brasileiro e conseguiu dupla cidadania italiana, também deve se registrar.

Como funciona o AIRE da cidadania italiana?

Como previsto na legislação, o registro e manutenção do AIRE é um dever de todo cidadão que tem cidadania italiana e não mora na Itália, incluindo brasileiros com dupla cidadania. Isso significa que, independentemente de como sua ligação com o país é estabelecida, você deve manter seus dados atualizados no consulado italiano mais próximo.

O AIRE foi instituído em 1988, definido na Lei n. 470. Esses registros são mantidos pelos municípios italianos, com informações coletadas a partir dos consulados ao redor do mundo. É responsabilidade de cada indivíduo manter esse registro atualizado para aproveitar certos benefícios da dupla cidadania.

Quem precisa fazer o AIRE?

Manter o AIRE registrado e atualizado é uma exigência da lei italiana. As pessoas que devem manter esse registro são:

  • cidadãos maiores de 18 anos nascidos na Itália que residem no exterior por mais de 1 ano;
  • cidadãos maiores de 18 anos com ascendência italiana que tiveram cidadania reconhecida.

O mesmo não se aplica aos trabalhadores sazonais, militares, representantes estatais e italianos que residem no exterior por menos de um ano.

O que acontece se não fizer o AIRE?

Em primeira instância, o cidadão que não tem o AIRE em dia pode ter dificuldade para obter serviços consulares. Isso inclui a obtenção de documentos, visto, entre outros serviços importantes para sua dupla cidadania. 

Além disso, aquele que deixa o seu registro sem a devida atualização está sujeito a multa de 1000 euros por ano de atraso, podendo acumular um período máximo de cinco anos.

Como saber se está inscrito no AIRE?

Se você fez o seu registro de dupla cidadania recentemente, então é provável que você já tenha um AIRE registrado. Ainda assim, é importante conferir se ele está em ordem, para evitar complicações. Para isso, você tem duas opções.

A primeira é entrar em contato diretamente com o consulado italiano mais próximo. Você pode agendar uma visita ou esperar o atendimento para conferir seu registro. Se o seu consulado possui atendimento online, o processo será mais fácil.

Alternativamente, você pode buscar o serviço de uma agência especializada, como  R2 Cidadania. Assim, você delega a tarefa de conferir o seu AIRE, além de poder contratar a empresa para fazer sua atualização regularmente. Essa é uma alternativa bem mais prática.

Como fazer o cadastro AIRE?

O processo de cadastro no AIRE, ou registro, e sua atualização, é feito pelo portal Fast It. Lá, você pode solicitar a sua inscrição, além de encontrar instruções básicas sobre como proceder. É importante destacar que a solicitação é individual, mesmo para filhos que residem com os pais ou cônjuges.

Dentro do portal, você encontra um formulário de inscrição que deve ser preenchido. Junto com ele, também é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • comprovante de identidade brasileiro válido e reconhecido pela Itália, como o passaporte (carteira de motorista não é aceita);
  • identificação de familiares na mesma residência, seguindo as mesmas regras do tópico acima;
  • comprovante de residência emitido nos últimos três meses, registrado no nome do solicitante;
  • se o solicitante não tem um comprovante de residência em seu nome, mas tem cônjuge ou responsável que o possua, pode entregá-lo junto com uma declaração;
  • cópias das certidões de registro no município italiano correspondente ou cópia da sentença de reconhecimento de cidadania italiana, para aqueles que obtiveram cidadania por via judicial.

Uma vez enviados os documentos, o consulado faz sua conferência e registra seus dados. Se houver qualquer inconsistência, é necessário conferir a documentação e enviar seus dados novamente. 

Como consultar o AIRE italiano?

Como mencionamos, para saber como consultar o AIRE italiano, você pode conferir o status por meio do consulado italiano mais próximo ou com a ajuda de uma empresa especializada. Assim, você descobre imediatamente se há alguma pendência ou atualização necessária.

Após entender o que é o AIRE, fica claro como é importante mantê-lo em dia. Se você quiser mais praticidade, o ideal é contar com assistência especializada em cidadania italiana para enviar a documentação.

Quer se informar mais a respeito sobre a dupla cidadania na Itália? Então confira também quantas gerações têm direito à cidadania italiana.

Entre em Contato

Subscribe

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form