Como o Brasil é um país que recebeu e recebe imigrantes de todos os lugares do mundo, é bem comum encontrar brasileiros com direito a dupla cidadania, e a Itália é um bom exemplo disso. Muitos cidadãos do Brasil têm ascendência italiana e querem investir na sua cidadania. Alguns dizem até que tem como conseguir cidadania italiana pelo sobrenome, por exemplo.
Mas não é tão simples assim. Há muitos outros processos burocráticos envolvidos para ser aceito oficialmente como cidadão de outro país. Porém, ter um sobrenome de ascendência italiana pode, sim, ajudar. Basta entender como funciona esse processo e o que você precisa fazer para facilitá-lo.
Acompanhe o artigo completo e entenda se há como conseguir cidadania italiana pelo sobrenome, quais são as outras exigências e o que você precisa fazer.
Como você deve ter notado, não basta apenas ter um sobrenome italiano para conseguir a sua dupla cidadania. Afinal, se isso fosse possível, bastaria mudar seu nome no cartório. Porém, ter um sobrenome italiano pode ajudar.
Esse é um direito concedido com base em algumas condições, principalmente devido à ancestralidade, já que a Itália permite que a cidadania seja herdada dos pais, mesmo quando a criança nasce e cresce em outro país. Se esse é o seu caso, ter um sobrenome típico do país é um indicativo de que você tem ascendência italiana.
Para poder comprovar essa ligação, é necessário cumprir alguns passos primeiro — começando pela sua árvore genealógica. É necessário traçar suas ligações de parentesco sanguíneo até alcançar um familiar italiano. Essa ligação é uma das coisas que permitem o seu registro.
Em seguida, é necessário reunir a documentação para comprovar a legitimidade da sua linhagem. O mais comum é fazê-lo usando a certidão de nascimento ou casamento de cada ascendente.
Esses documentos devem ser apresentados como parte de um processo administrativo ou judicial. O primeiro é realizado na Itália, exigindo que o requerente se mude para o país, e o segundo ocorre em um consulado italiano no Brasil, trazendo menos complicações.
Como mencionamos, não há como conseguir cidadania italiana pelo sobrenome apenas. Você precisa de algo que comprove sua ligação com esse país. Porém, ter um sobrenome italiano te dá uma vantagem, já que esse ponto dá mais credibilidade ao seu pedido.
Muitos brasileiros têm sobrenome italiano, mesmo que não se deem conta. Veja aqui alguns dos principais exemplos que você pode encontrar:
Também é uma vantagem se os parentes na sua árvore genealógica tiverem o mesmo sobrenome até alcançar seu ascendente italiano. Novamente, é uma forma de facilitar a comprovação da sua linhagem e acelerar o processo de validação da sua dupla cidadania.
Mesmo que não haja como conseguir cidadania italiana pelo sobrenome somente, ainda existem diferentes métodos à sua disposição. Veja a seguir algumas das opções:
Já explicamos acima como a dupla cidadania é fortemente associada ao registro de nascimento. Ou seja, se você tem pais, avós ou mesmo bisavós com cidadania italiana, é possível herdar essa cidadania ao comprovar sua ligação de sangue.
A dificuldade desse método geralmente é proporcional à distância entre você e o ancestral com cidadania italiana. Se for um pai ou mãe, o processo é mais simples. Porém, se forem bisavós ou parentes mais distantes, pode ser difícil comprovar adequadamente sua ligação.
Outra opção comum para obter dupla cidadania italiana é ter um cônjuge que já seja cidadão italiano. Porém, essa opção também vem com suas próprias exigências. Em primeiro lugar, o casal precisa estar oficialmente casado há pelo menos 3 anos antes de dar entrada no pedido.
Caso tenham um filho, o tempo exigido é reduzido à metade. Além disso, o cônjuge brasileiro precisa ter um certificado de proficiência em italiano de nível B1. Porém, uma vez iniciado, o processo tende a ser mais rápido que o por descendência, durando em torno de um ano e meio.
Também é possível conseguir cidadania italiana caso você more no país legalmente e atenda a alguns requisitos. No caso de moradores da União Europeia, se você possuir residência fixa na Itália por pelo menos 2 anos, pode dar entrada no pedido de cidadania. Já outros estrangeiros devem comprovar residência por pelo menos 10 anos.
Concluindo, não há como conseguir cidadania italiana pelo sobrenome somente. Ele ajuda, mas o processo é bem mais complexo. Por isso, é sempre indicado contar com a ajuda de uma empresa especializada para facilitar o acesso à dupla cidadania.
Quer contar com uma assistência de qualidade para conseguir sua dupla cidadania italiana? Então entre em contato com a R2 Cidadania e conheça nossos serviços. Facilitamos o processo, instruímos passo a passo e ajudamos a evitar erros e perda de tempo!